Uêba - Os Melhores Links Colmeia: O melhor dos blogs LinkLog

domingo, 22 de dezembro de 2013

Aceitar percas, evita sofrimento



A palavra aceitar nem sempre é fácil de digerir, principalmente quando se envolve perdas. No meu ver aceitar ou aceitação é  admitir uma realidade, uma verdade pra si mesmo sem medos, sem fugir ou negar a existência de uma situação não muita boa pra si mesmo.

Pra maioria de nós é mais fácil fugir de uma verdade acreditando que ela com o tempo se resolverá sozinha. Sim o tempo por um lado pode resolver algumas questões, só que tempo é tempo, e o tempo  tem seus efeitos colaterais (stress, ansiedade, depressão, perca de oportunidades etc...)

Nenhuma perda é fácil, primeiro vem o choque emocional, que nos deixa desnorteados, sem saber o que fazer.

 "Perder" pra cada pessoa tem um significado pra uns uma perca catastrófica pode ser o fim de um relacionamento, ou divórcio, ser demitido daquele  emprego dos sonhos, reprovar, mas a maior perda em si pra todos e a mais dolorosa é a morte de uma pessoa próxima.

Quando perdemos algo quase que geralmente enfrentamos duas opções, seguir em frente e reprimir a tristeza no máximo que conseguimos, ou enfrentamos a perda com a tristeza, o desânimo que ela traz, apatia. Resumindo cada um reage de uma maneira algumas pessoas se entregam e desabam, outras tenta seguir em frente à qualquer custo.



O nosso cérebro diante de uma perda faz a gente reagir como se aquilo que se foi perdido trouxesse uma ameaça a nossa existência. E uma perda não racionalizada pode trazer problemas emcionais complicados.


Seja lá o que voce perdeu, primeiramente aceite! 

Se sentir raiva ou tristeza não reprima, converse com alguém, desabafe, esteja aberto(a) pra ouvir conselhos.

Não se culpe e nem tente achar culpados, certas coisas chegam ao fim, por vários meios ou pessoas.

Evite no começo mudanças drásticas, achando que é melhor solução. Uma mudança instantanea após perder algo nem sempre é boa, porque nos baseamos "vou fugir de tal sentimento ou pensamento, assim esqueço, melhoro logo."
 O que na verdade é o contrário decisões precipitadas geralmente são mal pensadas, mal planejadas.
Então sossega um pouco, mas não se isole. Se isolar de amigos, familia, conhecidos, só pode piorar a situação.


Aceite 


Nenhum comentário:

Postar um comentário