quinta-feira, 26 de dezembro de 2013
Doces podem causar espinhas ou acne?
Quem de nós nunca culpou o chocolate os doces por algumas espinhas que eventualmente aparecem?
Mas será que alimentos ricos em açucar podem causar espinha e/ou acne?
Os últimos estudos demonstraram que real importância pode não ser o açúcar em si, mas sim índice glicêmico de cada alimento, ou a velocidade que o mesmo aumenta o nível de glicose na nossa corrente sanguínea.
Alimentos com índices glicêmicos altos elevam os níveis de glicose rapidamente e fazem o corpo liberar um fluxo de insulina e outros hormônios demasiadamente, que, segundo as suspeitas de alguns cientistas, são capazes de estimular a produção de óleos epiteliais que inflamam a pele. Causando as espinhas e mais raro e mais severamente o acne.
Para verificar a teoria, cientistas recrutaram 50 homens com idades entre 15 e 25 anos, todos com acne, e acompanharam seu progresso durante 12 semanas.
Alguns participantes seguiram dietas ricas em alimentos hiperglicêmicos, como doces, chocolate, bolo, pão branco, bebidas adoçadas com açucar etc... enquanto outros receberam alimentos com mais proteína de escala glicêmica menor, como carnes, frango, peixe, pão integral e frutas.
Ao final desse estudo realizado em 2007, os participantes do grupo da dieta mais saudável tiveram uma redução maior em relação ao aparecimento de espinhas, cravos, e acnes. Eles também demonstraram reduções nos níveis de andrógenos circulantes e livres no sangue, que é um tipo de hormônio masculino conhecidos por estimularem as glândelas epiteliais sebáceas que causam a acne. Isso sugere que a alimentação interfere nos hormônios.
Porém o estudo ainda é controverso, alguns dermatologistas e hematologistas acreditam que as a acnes pode ser resultado genético que pode ser amenizado com uma boa alimentação que diminua os triglicerídeos no sangue assim como o colesterol ruim (LDL).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário